Como o coaching pode ajudar a lidar com o medo

O medo é um sentimento natural e, mais que isso, importante para todos como forma de nos proteger de situações que transmitem real perigo. Eles podem e devem ser trabalhados ao longo da vida para que não passem a impedir o desenvolvimento individual.

Mas quando esse sentimento não é bem trabalhado e ressignificado ao longo da vida pode assumir proporções que se tornarão bloqueadoras para que se possa seguir adiante em diversas situações, que vão desde pequenas decisões a outras que possam definir o seu futuro.

Por essa razão o coaching tem papel importante para ajudar a lidar com esse sentimento quando ele invade o ambiente profissional, pois o coach pode ajudar a identificar esses medos e trabalhá-los de modo a aumentar a produtividade e o desempenho de cada indivíduo.

Por isso, se você quer saber mais sobre como o coaching pode ajudar equipes e líderes a atingir todo o seu potencial é recomendável que você leia este artigo até o final e saiba usar todo o seu potencial – aumentando assim sua produtividade e seus resultados.

O que é o Coaching?

O que é o Coaching?

Coaching é uma metodologia de desenvolvimento e capacitação que tem como objetivo produzir e criar mudanças em indivíduos que precisam desenvolver o seu potencial.

Nesse processo são utilizadas diversas técnicas que englobam administração, gestão de pessoas, psicologia, planejamento estratégico, neurociência, entre outros. Portanto, se existe uma prática que pode melhorar e destravar as suas capacidades, esta é o coaching.

O profissional dessa área, o coach, tem como objetivo desenvolver o indivíduo, estimular e mostrar o seu lugar dentro do negócio que atua – e assim despertar o seu potencial para realizar o que ele deseja.

Como o medo pode influenciar no desenvolvimento individual?

Em primeiro lugar é preciso identificar o medo, saber sua origem e determinar até onde ele pode ser prejudicial para o desempenho de cada profissional na hora de mostrar resultados.

Além disso é preciso também saber identificar o potencial individual de cada indivíduo, já que muitas vezes o medo pode impedir o seu crescimento profissional.

Muitas vezes o medo age de forma irracional, fazendo com que decisões que, apesar de difíceis devem ser tomadas, sejam proteladas ou negligenciadas. Por exemplo: um relacionamento disfuncional, um cargo que não explora suas capacidades ou mesmo a insatisfação salarial que poderia ser discutida.

Dessa forma o medo pode até proteger os indivíduos de situações de perigo, mas também é um grande responsável por jogar profissionais em um limbo que os impede de ter todo o seu potencial reconhecido.

Como o Coaching pode ajudar?

Como já foi dito, o coaching auxilia no reconhecimento e estímulo do melhor que cada indivíduo pode oferecer, além de tornar este processo menos doloroso.

As sessões de coaching são essenciais para desencadear um autoconhecimento que pode ser renovador e dessa forma encontrar meios para eliminar e/ou trabalhar os medos de cada um – sejam eles quais forem.

Além disso, o cliente pode reconhecer que fatores o estão limitando, que comportamentos são responsáveis por diminuir os seus resultados e atrapalham seu desenvolvimento – bem como reconhecer o seu valor e suas melhores habilidades.

Vale sempre lembrar que coaching não é terapia e não substitui o tratamento em casos mais severos ou fobias. Nesses casos a indicação é consultar um psicólogo.

Tendo o cliente maior noção desses sentimentos e atitudes prejudiciais, poderá, com a ajuda do coach, encontrar formas de trabalhar esses comportamentos e assim traçar estratégias que vão eliminar de vez essas atitudes.

Por essa razão o coaching é de extrema importância na hora de desenvolver talentos individuais e encontrar as melhores formas de encarar os medos e limitações de sua equipe.

Mais Posts