A falta de tempo parece ser um mal que atinge a todos nós. Hoje em dia é quase impossível encontrar alguém que não tenha alguma reclamação a fazer sobre este tema. Nunca sobra tempo, sempre falta.
Muitas pessoas adorariam possuir algumas horas a mais nos seus dias. Só assim dariam conta de tantas atividades, e olhe lá. Parece que o tempo nunca é suficiente. Por que será que isso acontece?
Pouco tempo, muitas tarefas
Vivemos em uma sociedade cheia de urgências. Tudo é pra ontem. E sempre há muito o que fazer. São tantas tarefas que não dá nem pra contar sem se cansar. E queremos dar conta de tudo, mesmo que pareça ou seja impossível.
O fato é que estamos acumulando funções demais ao longo dos nossos dias e o tempo não perdoa. Ele é um só. São as mesmas 24 horas para todo mundo. E quais são as consequências disso tudo? Muitas, como veremos a seguir.
- Poucas horas de sono quando o ideal é de 7 a 8 horas de descanso.
- Pouca vida social e muita dedicação ao trabalho e a diversas outras funções necessárias para manter a casa e a vida em ordem
- Vida sedentária quando o ideal é fazer uma atividade física ao menos três vezes por semana.
- Alimentação inadequada mesmo sabendo que ela pode ser a grande causadora de doenças e fraqueza muscular.
- Estresse, apesar de você ser consciente de todos os malefícios que ele pode causar na sua saúde física e emocional.
E o que fazer para encaixar todas as atividades em um tempo escasso sem comprometer a sua saúde e o seu equilíbrio emocional?
Sem tempo sim, sem equilíbrio não.
O primeiro passo é se conscientizar que você não precisa dar conta de tudo. A sua saúde emocional agradece demais se você conseguir internalizar a ideia de que não tem obrigação de desempenhar todas as funções com perfeição.
É humanamente impossível. Melhor do que buscar a perfeição é simplesmente fazer. Feito é melhor do que perfeito. Apenas faça, ciente de que está dando o seu melhor e está tudo ok se não sair com os 100 por cento de aprovação que todos esperam.
Mesmo que tentem nos vender a ideia de que somos uma espécie de mulher maravilha, com superpoderes, capazes de dar conta de tudo, isso não é verdade. E não há nenhum problema nisso.
O que fazer para ter mais tempo
De qualquer forma, existem alguns truques que você pode incorporar na sua vida para tentar otimizar o seu tempo e descolar mais uns minutinhos para fazer tudo que ainda está pelo caminho. Vamos a eles.
- Tenha um planejamento e seja organizada. Defina o que você precisa fazer, estipule datas, prazos, pequenas metas até chegar ao objetivo desejado.
- Utilize mecanismos de organização. Pode ser desde a velha e boa agenda até os aplicativos mais modernos. Mas, que seja simples, afinal a ideia é otimizar.
- Delegue todas as tarefas que forem possíveis. Divida responsabilidades com todas as pessoas pelas quais você tanto se sacrifica.
- Defina as prioridades e urgências. Foque nestas tarefas e procure resolvê-las o mais rápido possível.
- Seja uma prioridade. Se não pensar desta forma e não lhe der a atenção necessária, como dará conta das suas tarefas no futuro?
- Aproveite os pequenos intervalos de tempo que você acha que não tem utilidade. Os minutinhos que você perde no trânsito, na fila do banco ou supermercado são suficientes para fazer uma ligação, ler umas páginas de um livro ou programar o dia seguinte.
Ter tempo disponível virou item escasso: raro e, portanto, caro. Se você também está tentando encontrar maneiras de fazer mais coisas em menos tempo, ponha em prática as nossas dicas e otimize os seus dias. Se mesmo assim, não for suficiente, não se desespere. Continue fazendo o melhor que puder, sem culpas, sem neuras, apenas continue.