O impacto da inteligência emocional no sucesso de um profissional é um assunto estudado por especialistas desde que este termo foi criado, em 1986, pelo pesquisador e escritor Daniel Goleman.
O profissional que mantém o equilíbrio emocional necessário às relações pessoais e de trabalho possui mais amigos, cultiva relacionamentos mais longos e estáveis e permanecem mais tempo no emprego.
Por que será que manter o domínio das emoções é assim tão importante? Qual o real impacto da inteligência emocional no seu sucesso pessoal e profissional? Descubra estas respostas no nosso artigo.
O que significa inteligência emocional?
A inteligência emocional pode ser definida como a capacidade de analisar e controlar as próprias emoções, bem como ter a percepção das emoções das outras pessoas com as quais convive diariamente.
Ter inteligência emocional significa ter domínio das emoções, ou seja, equilíbrio emocional, diferente da inteligência cognitiva. Esta última é a habilidade, prática ou domínio em determinado assunto ou função.
Pode parecer difícil ter todo este domínio de sentimentos que, muitas vezes, escapam do nosso poder. Mas, saiba que a inteligência emocional pode e deve ser desenvolvida com o intuito de se adaptar às diversas situações desafiadoras que nos surpreendem diariamente.
Afinal, todos os dias realizamos contatos sociais e profissionais e somos estimulados a aumentar este convívio frequentemente. Nada melhor do que cumprir esta tarefa da melhor forma possível, com as emoções devidamente equilibradas.
Como a inteligência emocional afeta o seu sucesso
O setor profissional pode ser considerado um campo de atuação em que a inteligência emocional deve existir de forma preponderante. Isso porque o relacionamento com outras pessoas é inevitável.
O contato diário, o trabalho em equipe, a delegação de tarefas e as metas a cumprir são situações que exigem jogo de cintura e equilíbrio emocional. Não dá para simplesmente não saber lidar com gente.
Este tipo de atitude ou característica de um profissional é completamente dispensável dentro de uma empresa. Ninguém tem garantia de permanecer em um cargo apenas por desempenhá-lo com perfeição.
Sempre pode haver um substituto que, além da capacidade cognitiva, tem traquejo social e sabe cultivar e manter relacionamentos. Um profissional completo tem a sua inteligência emocional apurada e bem desenvolvida.
O equilíbrio entre essas duas qualidades é essencial em qualquer profissional que deseje ocupar um cargo de valor dentro de uma empresa.
A inteligência emocional pode ser considerada um diferencial competitivo que o fará se destacar dos demais.
Como desenvolver a inteligência emocional
Ter equilíbrio emocional não é uma tarefa das mais fáceis de cumprir, mas não é impossível de realizar. Profissionais de coaching que estudam e tratam do assunto têm algumas dicas.
- Pratique o autoconhecimento
Descubra quem você é, o que você tem de melhor a oferecer e o que precisa ser corrigido. Seja honesto consigo mesmo na hora de buscar as respostas para as suas indagações.
- Esteja em alerta
Você é o principal interessado em manter-se emocionalmente estável, portanto, esteja sempre atento às situações e comportamentos que estão exigindo isso de você. Analise os acertos e corrija os erros.
- Mantenha-se motivado e pense positivo
As mudanças não ocorrem de um dia para o outro. E nem todos os dias são ruins. Estar ciente disso vai lhe dar forças para não desistir diante das primeiras dificuldades que encontrar no caminho.
- Seja resiliente
Saiba se adaptar às adversidades sem se deixar vencer pelos problemas que insistem em aparecer. Este é um dos princípios básicos da inteligência emocional e você deve estar focado nele todos os dias.
E você, como está lidando com as suas emoções? De que forma está trabalhando para manter o equilíbrio emocional tão importante em todas as esferas da sua vida? Procure fazer uma autoanálise e tentar descobrir como você pode mudar o que agora é um incômodo e que pode estar agindo como um obstáculo, impedindo-o nos âmbitos pessoal e profissional.