Descubra como a inteligência emocional impacta no seu sucesso

O impacto da inteligência emocional no sucesso de um profissional é um assunto estudado por especialistas desde que este termo foi criado, em 1986, pelo pesquisador e escritor Daniel Goleman.

O profissional que mantém o equilíbrio emocional necessário às relações pessoais e de trabalho possui mais amigos, cultiva relacionamentos mais longos e estáveis e permanecem mais tempo no emprego.

Por que será que manter o domínio das emoções é assim tão importante? Qual o real impacto da inteligência emocional no seu sucesso pessoal e profissional? Descubra estas respostas no nosso artigo.

O que significa inteligência emocional?

O que significa inteligência emocional?

A inteligência emocional pode ser definida como a capacidade de analisar e controlar as próprias emoções, bem como ter a percepção das emoções das outras pessoas com as quais convive diariamente.

Ter inteligência emocional significa ter domínio das emoções, ou seja, equilíbrio emocional, diferente da inteligência cognitiva. Esta última é a habilidade, prática ou domínio em determinado assunto ou função.

Pode parecer difícil ter todo este domínio de sentimentos que, muitas vezes, escapam do nosso poder. Mas, saiba que a inteligência emocional pode e deve ser desenvolvida com o intuito de se adaptar às diversas situações desafiadoras que nos surpreendem diariamente.

Afinal, todos os dias realizamos contatos sociais e profissionais e somos estimulados a aumentar este convívio frequentemente. Nada melhor do que cumprir esta tarefa da melhor forma possível, com as emoções devidamente equilibradas.

Como a inteligência emocional afeta o seu sucesso

O setor profissional pode ser considerado um campo de atuação em que a inteligência emocional deve existir de forma preponderante. Isso porque o relacionamento com outras pessoas é inevitável.

O contato diário, o trabalho em equipe, a delegação de tarefas e as metas a cumprir são situações que exigem jogo de cintura e equilíbrio emocional. Não dá para simplesmente não saber lidar com gente.

Este tipo de atitude ou característica de um profissional é completamente dispensável dentro de uma empresa. Ninguém tem garantia de permanecer em um cargo apenas por desempenhá-lo com perfeição.

Sempre pode haver um substituto que, além da capacidade cognitiva, tem traquejo social e sabe cultivar e manter relacionamentos. Um profissional completo tem a sua inteligência emocional apurada e bem desenvolvida.

O equilíbrio entre essas duas qualidades é essencial em qualquer profissional que deseje ocupar um cargo de valor dentro de uma empresa.

A inteligência emocional pode ser considerada um diferencial competitivo que o fará se destacar dos demais.

Como desenvolver a inteligência emocional

Como desenvolver a inteligência emocional

Ter equilíbrio emocional não é uma tarefa das mais fáceis de cumprir, mas não é impossível de realizar. Profissionais de coaching que estudam e tratam do assunto têm algumas dicas.

  • Pratique o autoconhecimento

Descubra quem você é, o que você tem de melhor a oferecer e o que precisa ser corrigido. Seja honesto consigo mesmo na hora de buscar as respostas para as suas indagações.

  • Esteja em alerta

Você é o principal interessado em manter-se emocionalmente estável, portanto, esteja sempre atento às situações e comportamentos que estão exigindo isso de você. Analise os acertos e corrija os erros.

  • Mantenha-se motivado e pense positivo

As mudanças não ocorrem de um dia para o outro. E nem todos os dias são ruins. Estar ciente disso vai lhe dar forças para não desistir diante das primeiras dificuldades que encontrar no caminho.

  • Seja resiliente

Saiba se adaptar às adversidades sem se deixar vencer pelos problemas que insistem em aparecer. Este é um dos princípios básicos da inteligência emocional e você deve estar focado nele todos os dias.

E você, como está lidando com as suas emoções? De que forma está trabalhando para manter o equilíbrio emocional tão importante em todas as esferas da sua vida? Procure fazer uma autoanálise e tentar descobrir como você pode mudar o que agora é um incômodo e que pode estar agindo como um obstáculo, impedindo-o nos âmbitos pessoal e profissional.

Mais Posts

Sua equipe é disfuncional
Sua equipe é disfuncional?

Conflitos são inevitáveis e estão presentes em todo e qualquer momento da nossa vida pessoal e profissional. Agora, em uma equipe disfuncional, a proporção que

Read More