A procrastinação é um hábito muito comum. Quem aqui já passou pela satisfatória oportunidade de deixar as coisas para depois e ir adiando, adiando, até que não tem mais jeito e tem que tomar uma atitude? Creio que todo mundo.
Não importa em que fase da vida você esteja, se na faculdade, no trabalho ou como dona de casa, a procrastinação sempre dá um jeito de estar presente. E ela atrapalha demais a nossa vida.
Mas, então, por que deixamos as coisas para depois mesmo sabendo que ela é tão prejudicial? E o que fazer para driblar este hábito? Saiba mais um pouco no nosso artigo de hoje.
De onde vem a procrastinação?
De acordo com alguns pesquisadores da área, o costume de deixar as coisas para depois é biológico, ou seja, faz parte do ser humano. O problema é que isso acaba interferindo de forma negativa ao longo do tempo gerando acúmulo de tarefas.
A procrastinação, isto é, o hábito de deixar para amanhã, tem algumas explicações, além do fator biológico. Uma delas é a satisfação temporária. Aquele prazer e conforto de não se dar ao trabalho de fazer algo.
Outro motivo da procrastinação é o medo. Sim, o medo de mudar, o medo de falhar durante a execução de uma atividade etc. É mais fácil permanecer na zona de conforto do que fazer algo que exija algum sacrifício e ter que lidar com as críticas depois. O perfeccionista costuma pensar desta forma.
O interessante é que a procrastinação interfere, inclusive, naquilo que queremos fazer, por mais agradável que seja. Mesmo assim, adiar o que nos desagrada ainda é o fator mais preponderante.
Como lidar com a procrastinação?
Para lidar com este terrível hábito da procrastinação é preciso antes de tudo entender que, apesar do prazer e do conforto momentâneo, isso não vai fazer com que as tarefas e obrigações desapareçam. Pelo contrário, deixar para mais tarde pode agravar a situação.
Para evitar a procrastinação, não tem outro jeito, tem que começar a fazer as coisas, por mais difícil que esta atitude possa ser para o procrastinador. E quem tem este hábito sabe o tamanho desta dificuldade, principalmente quando a tarefa é chata ou complicada.
Dicas para começar a deixar de procrastinar
Veja agora algumas dicas do que você pode fazer para deixar de alimentar o bichinho do “deixar as coisas para depois” e começar a fazer o que tem que ser feito.
- Se não sabe por onde começar, trace um plano detalhado. Defina metas, estratégias e prazos.
- Quebre uma tarefa em várias outras menores. É mais fácil e menos amedrontador do que pensar em algo grande e vago.
- Tenha disciplina na execução de cada tarefa, se não o planejamento irá por água abaixo.
- Perceba quando for a hora de parar. Respeite o seu tempo. Também não adianta querer fazer tudo de uma vez. Comece devagar.
- Pense a longo prazo. Foque nos benefícios que você terá se resolver os seus problemas agora. Você vai se sentir mais estimulada.
- Crie o hábito. Se o objetivo é incluir uma atividade física na sua rotina, experimente seguir um plano durante pelo menos um mês. Vai ficar muito mais difícil depois deste tempo e dos benefícios.
- Fuja das distrações, seja no trabalho ou em casa. Elas são grandes companheiras da procrastinação e vão te ajudar a perder o foco.
- Faça uma coisa de cada vez. Ser multitarefa traz mais prejuízos do que benefícios e a tendência é você se frustrar por não conseguir dar conta de tudo.
- Saiba gerenciar o seu tempo dando a atenção devida a cada tarefa. Utilize alarmes para lembrar da hora de começar e/ou terminar.
Apesar da satisfação momentânea que a procrastinação nos oferece, ela é uma prática que precisa ser bem administrada. O hábito de deixar tudo para depois é prejudicial para o indivíduo em todos os sentidos. Além de adiar tarefas corriqueiras, a procrastinação atrasa atitudes, vontades, desejos e sonhos. Aprenda a driblar a procrastinação para ser você mesma a dona das rédeas da sua vida.