Você sabe dizer qual é a diferença entre terapia e coaching? Muita gente ainda confunde e tem dúvida a respeito destas duas técnicas que têm como objeto de estudo o ser humano.
E, apesar das semelhanças, elas são diferentes uma da outra, além de serem voltadas para problemas específicos, com tratamentos também individualizados.
Conheça agora um pouco mais sobre as principais diferenças entre terapia e coaching e como cada uma delas pode ser benéfica para você.
Qual a diferença entre terapia e coaching?
A terapia e o coaching possuem várias semelhanças, mas por possuírem também diferenças, não podem ser considerados algo único. As duas técnicas até podem caminhar juntas, mas uma não substitui a outra.
Talvez o que mais confunda as pessoas seja o fato da terapia e do coaching atuarem diretamente com um indivíduo, em busca de melhorias, mudanças e soluções para problemas que o impedem de ter uma vida como gostariam.
Só que, enquanto a terapia tem um aspecto terapêutico voltado para a cura do paciente, o coaching é focado na mudança interna do cliente em busca de resultados concretos na sua vida pessoal e profissional.
Veja abaixo como funciona cada técnica.
Terapia
A terapia é uma vertente que, na maioria das vezes, visa ajudar o paciente a solucionar problemas e transtornos do presente que tiveram origem no passado. A saúde mental do paciente é o foco do terapeuta.
O profissional possui um olhar mais amplo, precisa conhecer a fundo a vida e o passado do paciente, a fim de identificar a origem dos traumas que o persegue e buscar a solução para estas dores.
A terapia tem uma orientação clínica, com a busca por um diagnóstico para solucionar as disfunções que existem no psicológico do paciente e que interferem no seu comportamento atual com as pessoas.
Coaching
O coaching é uma metodologia voltada para a mudança de comportamento do cliente, com estipulação de novas metas e em busca de resultados. O coach orienta o seu cliente para que ele alcance os objetivos que deseja.
O coach trabalha na orientação pessoal e profissional do cliente como uma espécie de apoio para ele durante o processo de execução das práticas indicadas durante o acompanhamento.
E, por ser um apoio, o coach faz com que toda a mudança interna e externa do seu cliente parta dele mesmo. Afinal, são os medos e inseguranças do cliente que estão impedindo-o de crescer e conquistar novos progressos.
Principais pontos de diferença entre terapia e coaching
Conheça outras diferenças básicas e pontuais entre terapia e coaching que vão facilitar a sua compreensão sobre o assunto.
- Na terapia, quem recebe tratamento é chamado de paciente. No coaching, a pessoa que é acompanhada é um cliente ou coachee.
- O terapeuta deve ter graduação em psicologia e ser registrado no conselho do qual faz parte. Já o coach pode ser formado em qualquer área, bastando um curso especializado em coaching.
- Na terapia não é possível determinar quantas sessões serão necessárias para o paciente. No coaching, ao contrário, é possível fechar um pacote com um número determinado de sessões.
Como você viu, terapia e coaching são sim diferentes, embora ambas lidem com o ser humano e a sua busca por soluções. Apesar da possibilidade de serem complementares, estes dois processos têm diferentes campos de atuação e cada um carrega a sua importância.