Obter reconhecimento profissional é um objetivo comum a todas as pessoas. Afinal, quem não gosta de trabalhar motivado, ciente de que o chefe reconhece o bom trabalho que desempenhamos dentro da empresa?
Infelizmente, nem todas as empresas sabem como dar um retorno positivo aos seus funcionários e isso implica negativamente na forma como eles desempenham as suas atividades.
Saiba um pouco mais sobre a importância do reconhecimento profissional não só para o funcionário, mas para o sucesso da empresa também.
Por que o reconhecimento profissional é importante?
Obter reconhecimento profissional é fundamental para que todo colaborador se sinta motivado e estimulado a desempenhar melhor as suas atividades dentro da empresa em que trabalha.
Este reconhecimento pode vir em forma de um bom salário, uma promoção ou até mesmo um elogio após a entrega de um trabalho bem-feito. Infelizmente, nem todas as empresas cultivam esta prática para com os seus funcionários.
E quem desconhece ou ignora esta necessidade, acaba perdendo a oportunidade de melhorar mais ainda o desempenho do colaborador, descobrir novas potencialidades e corre o risco até mesmo de perder o funcionário para outra empresa.
Quando o funcionário não tem o reconhecimento profissional que merece e deseja, ele se sente frustrado, desanimado e isso influencia diretamente a sua produtividade e no seu desempenho no trabalho.
Isso faz inclusive com que ele perca o interesse em se qualificar, em buscar novos aprimoramentos e até mesmo na profissão que escolheu para si. Afinal, de que adianta se esforçar e não ouvir sequer um “obrigado” ou “parabéns”?
Como obter reconhecimento profissional?
Você já sabe o quanto é importante receber um feedback positivo do seu chefe, mas e o que você pode fazer para que isso aconteça, para que não dependa apenas dele esta prática? Veja algumas dicas.
- Tenha vontade de crescer
Aqui você vai identificar todas as vezes em que se arriscou em novos desafios ou que preferiu se resguardar por conta do medo de falhar. Crescer implica riscos e se não os enfrentar você não alcançará os resultados que deseja.
- Descubra como a sua empresa trabalha o reconhecimento profissional
Nem todas as empresas sabem ou acham importante oferecer feedbacks positivos aos seus colaboradores. Se a sua empresa for uma dessas, analise os prós e contras da situação e cogite a possibilidade de alçar novos vôos.
- Solicite um feedback do seu chefe
Tenha uma conversa franca com seu gestor e procure saber o que ele realmente acha do seu trabalho, o que você poderia melhorar, quais as sugestões dele. De repente você pode descobrir coisas a seu respeito que não imaginava e que podem estar afetando o seu desempenho, bloqueando o reconhecimento profissional.
- Goste do que você faz
Quando fazemos aquilo que gostamos a tendência é que tudo saia da melhor forma possível, afinal o prazer é mais forte do que a obrigação. Aplique isso no seu dia a dia e terá mais chance de receber um retorno positivo.
- Valorize o seu trabalho
Como esperar que alguém valorize o seu trabalho se você mesmo não o faz? Valorize o seu potencial e perceba quando for a hora de exigir reconhecimento profissional ou quando for a hora de buscar isso em outra empresa, por exemplo.
- Mantenha uma boa relação interpessoal no trabalho
Quanto melhor você se relacionar com as pessoas no trabalho, mas coisas boas elas terão para falar de você. Além disso, manter uma boa convivência diária com os colegas estimula e favorece a produtividade e o gosto pelo que você faz.
Reconhecer e admirar o bom trabalho de um funcionário não é uma habilidade de todo gestor. Por isso, é importante que você saiba o que fazer para obter o reconhecimento profissional que você deseja, precisa e merece. Todo funcionário precisa deste estímulo para não perder o foco e continuar motivado a acordar todos os dias, sem pensar apenas no salário no final do mês.