Você conhece o perfil DISC? Este método foi desenvolvido há muito tempo atrás e é um dos mais populares meios de descobrir as potencialidades de um indivíduo, a partir das suas emoções comportamentais.
É um conceito que pode ser praticado tanto por empresas quanto por profissionais que desejam conhecer mais sobre si mesmo e procurar áreas de atuação que mais condizem com o seu perfil.
Conheça um pouco mais sobre o perfil DISC e como ele pode influenciar e ajudar no desenvolvimento de um indivíduo.
O que é o perfil DISC?
O perfil DISC é uma metodologia de avaliação comportamental baseada em um livro intitulado As Emoções das Pessoas Normais de Wiliam Moulton Marston, publicado originalmente em 1928 e traduzido para o português em 2014.
A partir desta obra é que surgiram os relatórios e as análises de perfil que conhecemos hoje, desenvolvidos por outros autores, mas sempre baseados no que foi escrito por Marston.
O perfil DISC trata de quatro dimensões de comportamento e as letras iniciais de cada uma deram origem à sigla que denomina o perfil. As dimensões são:
D – Dominance (Dominância)
I – Inducement (Influência)
S – Submission (Estabilidade)
C – Compliance (Conformidade)
Como funciona o perfil DISC?
O perfil DISC faz a avaliação do comportamento de um indivíduo de acordo com cada situação pela qual ele está passando. O ambiente de trabalho é uma destas situações bastante observadas pelo método.
Só que, a idéia não é medir a formação da pessoa, experiência no mercado ou o grau de inteligência, exigências comuns em qualquer cargo. O objetivo do método é saber como o profissional irá se comportar diante de uma situação específica.
Para uma empresa, o perfil DISC é uma forma de conseguir os melhores profissionais que se adaptem e se encaixem adequadamente naquela função que o negócio exige, de acordo com o trabalho específico exigido.
E essa análise não é baseada apenas no momento. Ele prevê a característica comportamental como parte inerente da pessoa e então, sugere como ela vai agir dali pra frente diante das constantes mudanças no mercado profissional.
Como o perfil DISC pode ajudar no desenvolvimento?
O perfil DISC é essencial para o melhor aproveitamento e desenvolvimento de cada profissional. Não se trata de rotular, mas de descobrir potencialidades e classificar cada indivíduo dentro de um perfil de comportamento.
Dessa forma, cada profissional ou empresa, terá como saber em que área o indivíduo se encaixa melhor. Conheça as características de cada perfil e qual emoção é mais presente em cada um.
- Dominância – São pessoas que têm mais facilidade em lidar com desafios e resolver problemas. São decididas, competitivas, mais voltadas para os resultados. A raiva é o sentimento mais forte.
- Influência – Pessoas com poder de persuasão e influência. São otimistas, populares, sociáveis e confiantes. O otimismo é preponderante.
- Estabilidade – Pessoas que não gostam de mudanças repentinas, preferem a segurança da rotina com a qual está acostumada. São pacientes, gostam de ouvir, são sinceras e estáveis. Prefere não demonstrar emoções.
- Conformidade – Pessoas que agem dentro do que foi estabelecido, sem fugir às regras. São precisas, minuciosas, detalhistas e perfeccionistas. O medo é o sentimento
Nenhum destes perfis pode ser considerado melhor do que o outro. O que deve ser levado em conta é que alguns comportamentos podem ser mais favoráveis a certos cargos ou locais, outros nem tanto.
Assim, o perfil DISC ajuda no desenvolvimento quando ele diagnostica qual área de atuação é a mais adequada para você, que comportamentos podem ser mais explorados ou mais bem equilibrados.
O perfil DISC é um método muito eficaz na tentativa de estimular sempre o profissional a aperfeiçoar o que há de melhor em si e isso interfere muito no seu desenvolvimento profissional. Longe de rotular, o perfil DISC é para facilitar e melhor compreender as emoções e a influência delas na sua forma de reagir em casa, na escola e, claro, no seu ambiente profissional.