Se você, como a maioria das pessoas está sempre em busca de algum objetivo ou meta para a sua vida pessoal ou profissional, você provavelmente é o tipo de pessoa que deve ter alcançado os seus objetivos, e bastante, pois se manter focado é essencial.
Mas, qual foi a metodologia para metas e resultados que você utilizou para alcançar o seu objetivo? Será que ele foi bem trabalhado durante esse período? E se foi trabalhado, você voltou a utilizá-la ou teve receio do tempo que você passou tentando se readaptar para alcançar seus objetivos?
Pois bem, antes de responder a todas essas perguntas, é preciso que você conheça a metodologia SMART, que é um meio para se definir metas e resultados mais rapidamente e tanto faz se são objetivos pessoais ou profissionais: a metodologia SMART funciona para ambos.
Mas o que é SMART, e por que está sempre escrito em letra maiúscula? Calma, essa e outras perguntas você terá respostas se ler este artigo até o final, pois além de explicar a metodologia SMART, nós vamos lhe mostrar o quanto ela é útil para definir metas e alcançar resultados.
S de Specific (ou Especificidade)
Calma, você não leu errado, SMART ou melhor smart em inglês significa “esperto”, e neste caso, o acrônimo é feito para dividir as suas metas de acordo com esses 5 pilares que são essenciais para qualquer meta.
São eles: Especificidade (Specific), Mensurável (Mensurable), Alcançável (Attainable), Relevante (Relevant) e Temporal (Time-lapse).
No caso especificidade é o primeiro passo a se adotado, já que quanto mais especifica for a sua meta, melhor e mais fácil será para que você atinja o seu objetivo.
Por isso se você quer, por exemplo, ganhar mais dinheiro no ano que vem, isso não explica muita coisa, certo? Defina exatamente o que é ganhar mais dinheiro. Porque R$ 1,00 a mais já é mais dinheiro do que você recebe atualmente, não é verdade, então seja específico.
Por exemplo: eu preciso dobrar o meu atual salário, ou, garantir pelo menos mais R$ 100,00 na renda do final do mês, ou arranjar uma remuneração que me pague mais do que eu ganho atualmente.
Entendeu a diferença?
Pois bem, para que isso aconteça e você defina metas e resultados melhor, especifique através de alguns itens deste checklist:
- O que você quer conquistar?
- Onde?
- Se você precisará de auxílio e de quem?
- Existem outras alternativas para alcançar este objetivo?
- De que você não abre mão para alcançar este objetivo?
- Quais são as limitações atuais par alcançar esta meta?
- Que condições são necessárias para você alcançar esta meta?
Viu a diferença que isso pode fazer na hora de traçar um plano? Quanto mais específico você for, menores serão as chances de que você se perca no caminho até alcançar os seus objetivos.
M de Mensurable (Mensurável)
Pense especificamente se sua meta pode ser mensurada em termos financeiros, em questão de tempo ou através de resultados. Aqui você precisará definir:
Quais são os resultados mensais esperados?
Quanto tempo será necessário para se dedicar a sua meta atual?
Quanto mais palpável forem as evidências, melhores serão as chances de dar certo.
A de Attainable (Alcançável)
A diferença entre sonhos e metas é que os sonhos não têm limites, mas as metas sim. Explicando melhor é preciso que suas metas possuam condições realistas de serem alcançadas.
Por exemplo, ainda falando em dinheiro, ganhar um milhão de reais até o mês que vem parece impossível de ser alcançado nas condições atuais, certo? Está vendo? Essa é a diferença entre metas e sonhos.
Mas, por exemplo, é diferente quando você pretende dobrar o seu salário, se você pensar que está, por exemplo, disposto a trabalhar 4 horas a mais durante o seu dia para garantir que isso aconteça, certo?
R de Relevant (Relevante)
É preciso saber se a sua meta vai impactar positivamente à você e às pessoas ao seu redor, se a resposta para isso for positiva, não há mal nenhum em seguir em frente com os seus objetivos!
T de Time-lapse (Tempo)
Definir um prazo limite para que isso aconteça é essencial para que você evite a procrastinação e não perca tempo em definir suas metas e resultados. Por exemplo, se você assumiu que a sua meta é urgente e que em pelo menos 4 meses ela deve estar sendo posta em prática você fará de tudo para alcançar este objetivo.
Aplique a metodologia SMART no seu dia a dia e veja os resultados!