Como Gerar Negócios Através do Networking

Como já se dizia antigamente: quem não é visto não é notado – e no mundo dos negócios esta é uma regra que pode fazer a diferença no sucesso ou no fracasso da sua empresa.

Isso se dá muito em parte pela cultura que se estabeleceu do networking, que é uma prática muito comum entre profissionais de todas as áreas que ainda hoje é uma forma muito bem vista pelo meio – e ao mesmo tempo vista com desdém pelos empreendedores mais tradicionais.

O Q.I. (o famoso “quem indica”) ainda tem muito espaço dentro das grandes empresas, isso porque, se você parar para pensar bem, quem melhor que um funcionário que está dentro de uma companhia para indicar um profissional mais qualificado para aquele setor ou ramo?

Por isso hoje nós vamos mostrar para você como gerar bons negócios para você e sua empresa e dar algumas dicas de como manter alguns contatos importantes em sua agenda para uma eventual necessidade. Papel e caneta na mão e vamos lá!

Networking para Gerar Oportunidades

Networking para Gerar Oportunidades

Como foi dito acima no texto, ser lembrado é importante, por isso no momento em que você obtém alguns contatos importantes ou mesmo participa de eventos e troca alguns cartões de visita, você está gerando um laço que pode ser muito útil em algum momento da sua carreira.

Para muitos, a timidez pode ser um grande problema na hora de conseguir uma boa rede de networking – o que precisa ser trabalhado com urgência caso, por exemplo, em algum momento da sua carreira você se veja desempregado, ou, no caso de você possuir um empreendimento, necessitar de algum serviço especializado.

Entre outros obstáculos muito comuns na hora de construir a sua rede de contatos é a autossuficiência e a ignorância (no seu sentido literal) em ignorar a prática comercial, o que pode ser rebatido com a frase de Marcelo Nakagawa que diz que “ninguém constrói um grande negócio sozinho”.

“Uma boa, crescente e eficaz rede de relacionamentos acelera o processo de desenvolvimento”, acrescenta. Por isso, reveja alguns de seus conceitos com relação à sua ideia de networking.

Como Aperfeiçoar o seu Networking

Como Aperfeiçoar o seu Networking

Gerar negócios através do networking é uma tarefa bem simples, na verdade. O maior segredo disso está muito na sua receptividade com relação a isso.

Por isso, a partir do momento em que, por exemplo, numa conferência de empresários, ou numa palestra sobre determinado assunto, você se mostra solícito e receptivo com relação às intenções de outros participantes você automaticamente já está abrindo-se a novas perspectivas para o seu empreendimento.

Mantenha consigo, então uma lista atualizada de contatos, e, de preferência, mantenha um contato efetivo com alguns profissionais da sua área de atuação, assim, você fará com que o seu campo se expanda para enxergar naqueles contatos que você tem um novo cliente, fornecedor, investidor, sócio ou colaborador.

Entre as dicas que podemos dar sobre manter e construir uma boa rede de contatos estão a criação de um banco de dados ou uma agenda atualizada de contatos e esteja receptivo a tratar sobre negócios, mantendo sempre os seus cartões de visita atualizados e bem trabalhados, bem como a sua aparência.

Ouça mais e fale menos, assim você poderá valorizar a relação entre você e seu interlocutor, o que mostrará, também simpatia e solicitude por parte das pessoas – além disso não deixe de ir a festas, eventos, palestras e comemorações que reúnam pessoas do seu ramo, lá poderá ser a oportunidade de aprimorar ainda mais se.

Preze pela qualidade de seus contatos e não pela quantidade — além disso, solicite conselhos a desconhecidos, nunca favores, deixando sempre a sua timidez de lado, aliando-se, sempre à sua aparência.

Mais Posts

Sua equipe é disfuncional
Sua equipe é disfuncional?

Conflitos são inevitáveis e estão presentes em todo e qualquer momento da nossa vida pessoal e profissional. Agora, em uma equipe disfuncional, a proporção que

Read More