A importância do treinamento contínuo para as equipes

Você entende a importância do treinamento contínuo para as equipes da sua empresa?

No mercado atual as mudanças ocorrem em um ritmo bastante acelerado; aquilo que hoje é ‘moda’ em instantes pode cair em desuso.

Partindo deste pressuposto, precisamos constantemente atualizar nossas ferramentas, que são compostas, em sua maioria, pelas pessoas que formam o nosso time.

Até porque nenhum equipamento ou máquina pode se autodeterminar a crescer e desenvolver…

O nosso investimento deve ser direcionado a pessoas. Claro que as máquinas e a tecnologia detêm um papel importante, porém quanto mais investimos em pessoas, mais temos garantia de desenvolvimento e crescimento.

E qual a melhor forma de investir em pessoas? Treinamento profissional.

Por que oferecer treinamento contínuo para as equipes

Por que oferecer treinamento contínuo para as equipes

A resposta a essa pergunta é: Ora, o conhecimento é como um pequeno tijolo a construir uma casa em constante reforma.

Conhecimento nunca é demais. Não há possibilidade de alguém dizer realisticamente: “já sei de tudo! Não preciso aprender mais nada”!

 “Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância” John F. Kennedy

As organizações estarão preparadas para enfrentar uma concorrência globalizada na mesma proporção que o seu capital humano esteja preparado.

A regularidade nos treinamentos pode criar colaboradores mais empreendedores, ágeis, e capazes de assumirem riscos calculados com mais assertividade de resultados.

Se o treinamento de um único indivíduo pode gerar desenvolvimento, o que esperar de uma equipe inteira dedicada e em constante treinamento?

Dizer que o treinamento constante pode ser um diferencial competitivo muito importante não é mais novidade.

O maior desafio atualmente não é oferecer conhecimento contínuo, mas sim manter a equipe motivada a se desenvolver e aprender.

Motivação! Constância! Treinamento! Desenvolvimento! Todos estes termos dão ideia de movimento ininterrupto ou uma ação em constante transformação.

Tudo o que está em movimento demanda atenção e esforço, obviamente.  Assim, o treinamento contínuo é algo que nos requer, como líderes, dedicação e recursos.

O que sai mais caro? Treinar ou não treinar sua equipe?

Talvez a pergunta devesse ser diferente: Para você, quanto vale ver sua empresa crescer e se desenvolver continuamente?

Treinar, educar pessoas, custa caro. Entretanto, não educar e não oferecer treinamento contínuo para as equipes pode gerar prejuízos.

Que resultados sua empresa quer? Melhores que os alcançados ontem? Para isso, em um mercado com inovações na velocidade da web, a mesma estratégia de ontem pode não dar resultados hoje.

Resultados contínuos só podem vir de treinamentos regulares. A regularidade dos treinamentos trará maturidade para a equipe e melhores resultados para a empresa.

Um dos conceitos que mais gosto, responde perfeitamente à pergunta que deu início a este tópico:

“Treinamento é o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos” (Chiavenato)

Aproprie-se desse conceito e imagine-o como um processo em constante movimento, em constante renovação, uma engrenagem que não para de girar…

Quais resultados você imagina que uma empresa que investe nesse processo, poderá alcançar? O que você acha que resultará do treinamento contínuo para as equipes?

O treinamento contínuo é um enorme diferencial competitivo

Pense comigo, ao usufruir de técnicas que facilitem e torne o trabalho menos dispendioso, só você tem a ganhar não é mesmo?

Nessa corrida das melhores ideias e melhores serviços, ganha quem apresentar o melhor produto entregue da forma mais rápida e eficiente.

Seus funcionários vão seguir o que foi aprendido, ou o que sabem fazer. Nem sempre o que fazem é a forma correta, ou mais satisfatória. O treinamento que você forneceu no mês passado pode não ser o método mais utilizado neste novo mês.

Cabe a você instruí-los, ou fornecer a instrução necessária para que o seu negócio ande em um ritmo mais acelerado de desenvolvimento.

Enquanto você está lendo este artigo, uma empresa pode ter descoberto um novo modelo de produção com alto rendimento, e está treinando seus funcionários para começar na próxima semana.

A capacitação contínua dos profissionais de uma empresa não garante apenas a qualidade dos serviços, mas como também abre uma enorme vantagem em relação a concorrência.

Portanto, para fazer a diferença e ser competitivo no mercado que você resolveu abraçar, você precisa de três coisas básicas:

  • Investir em sua capacitação;
  • Investir no treinamento de seu(s) colaborador(es);
  • Investir em sua equipe.

Simples assim! E isso vale tanto para pequenos empreendedores, como para grandes empresas que já possuem seus nomes no mercado.

O que faz diferença é o reconhecimento de que, sem treinamento contínuo para as equipes, estas nunca estarão à altura dos objetivos das organizações.

Treinamento contínuo para as equipes não é custo, mas investimento! E todo investimento, quando bem direcionado traz retornos gratificante e recompensadores.

Mais Posts

Sua equipe é disfuncional
Sua equipe é disfuncional?

Conflitos são inevitáveis e estão presentes em todo e qualquer momento da nossa vida pessoal e profissional. Agora, em uma equipe disfuncional, a proporção que

Read More