Muitas vezes você já deve ter se pego pensando em por que algumas pessoas conseguem alcançar os seus objetivos e eu não? Ou ainda, o que é que está errado comigo que eu não consigo alcançar os meus objetivos ou sair da minha atual situação, já que ela é tão desconfortável?
Ao longo da vida podemos adquirir crenças que nos impedem de ter sucesso – e isso pode acontecer em qualquer área da vida com qualquer tipo de pessoa, desde profissionais consolidados, até mesmo os recém-desempregados ou jovens estudantes.
Se você tem alimentado crenças que estão impedindo o seu sucesso, bem, você chegou ao artigo certo, pois hoje vamos lhe mostrar algumas crenças que estão impedindo o seu sucesso – e mostrar algumas formas de vencê-las para que você assim possa alcançar todo o seu potencial.
Estar Desmotivado para Continuar
Essa é uma característica comum entre estudantes e profissionais que estão em carreiras que tomam muito do seu tempo e, principalmente de suas energias.
Por exemplo, o que dizer de um aluno que estuda direito porque seus pais o obrigaram desde cedo a seguir esta carreira, quando na verdade o aluno tem desejo de cursar Ciências Biológicas?
Ou um profissional capacitado, cheio de qualificações que acaba por aceitar um emprego qualquer apenas pela necessidade de ter um salário ou sustentar um padrão de vida, entre outras coisas?
Existem diversos exemplos de pessoas que estão desmotivadas para continuar o que fazem e nem todos são por esses motivos.
Existem também as pessoas que simplesmente chegaram a um ponto do seu cansaço físico e mental e já vêm de um histórico de tentativas e falhas – imagine-se por exemplo, estudando novamente para o vestibular.
Pare de se autossabotar
A autossabotagem é uma das maiores responsáveis pelas crenças de incapacidade hoje em dia – eu sei, é muito difícil acreditar que a culpa do seu atual estado de “fracasso” seja sua, mas pense bem: quem é o responsável por definir as suas metas de vida, atualmente?
Por isso é importante definir quais são as suas crenças que impedem o sucesso, para que assim você possa identificá-las e encontrar meios para resolvê-las, traçando metas e objetivos bem claros para alcançar.
Muitas vezes você pode ter medo de fatores internos ou externos para dar um giro de 180 graus no status quo de sua vida como ela está atualmente, mas você talvez nunca saberá se está certo em pensar sobre isso se nunca tentar, certo?
Muitos novos empreendedores de sucesso tiveram que fazer algo assim para poder sair da sua zona de conforto (que na verdade não era tão confortável assim). Por exemplo, pedir demissão para abrir o seu próprio negócio ou mesmo fazer uma viagem longa e ter um pouco de tempo para se dedicar a si e repensar.
Pense se esse não é o seu caso.
Crie Metas e Elimine suas Crenças Limitantes
Uma boa maneira de alcançar os seus objetivos é definir metas bem definidas e identificar quais são as crenças que estão impedindo o seu sucesso.
É o medo de passar fome, se por acaso você abandonar o seu emprego? Saiba que isso não vai acontecer se você planejar muito bem o que fazer com o dinheiro que vai receber da rescisão do seu contrato.
É o receio de que seus pais nunca aprovem o curso que você realmente quer? Você precisa tanto assim da aprovação deles para se sentir melhor? Por que não ter um diálogo aberto e dizer, não que você pretende, mas que você vai fazer o que quer?
Crie metas, o resto virá com o seu esforço.