No dia a dia das empresas é muito importante que o chefe seja muito mais que alguém responsável por distribuir trabalho para toda a sua equipe, é preciso que esse chefe/gerente/coordenador seja um líder também.
E qual a diferença entre chefe e líder? A diferença básica entre os dois está no modo de lidar com os seus subordinados e de como ele influi no dia a dia das empresas – afinal é através das bases da pirâmide empresarial que se forma o resultado final do que o seu empreendimento produz.
E você? Que tipo de líder você é? Talvez você ainda não saiba a resposta para essa pergunta ou simplesmente ainda não tinha parado para refletir sobre isso, certo? E o que você irá fazer? Vai sair perguntando para cada um dos seus funcionários para saber qual o seu perfil de liderança? Claro que não, certo?
Este artigo então vai mostrar para você quais são os tipos de líder mais comuns nas empresas hoje em dia – e, a partir dessas descrições, você pode verificar em que perfil se encaixa melhor – e, por que não, tentar mudar a sua postura para um perfil que se encaixe melhor na proposta da sua empresa.
Líder Autoritário
Esse é um tipo de liderança que está caindo em desuso nas empresas de hoje, afinal, os funcionários em geral não estão mais dispostos a aturar um chefe que não se importa com a opinião dos seus funcionários e colaboradores.
É um líder de negócios temido, porém, não respeitado. Se este é o seu perfil, bem, sinto lhe informar, mas pelas suas costas seus funcionários provavelmente o devem chamar das mais diversas alcunhas, sendo “chato” o adjetivo mais adequado ao horário.
Líder Carismático
Talvez um dos melhores exemplos de tipo de liderança que têm feito as empresas mais modernas funcionarem – isso acontece porque a maior parte dos funcionários é fiel e apaixonada pelo que fazem e pelo seu líder.
Isso porque o líder carismático tem a capacidade de chamar o melhor dos seus funcionários para que eles se sintam motivados — além de proporcionar uma liberdade para se relacionarem entre si e com o próprio chefe. É o perfil da maioria dos líderes de sucesso.
Líder Motivador
Você provavelmente já chegou a ver ou pelo menos ouviu falar do filme “O Lobo de Wall Street”, certo? Pois bem, ali temos um exemplo perfeito do tipo de líder motivador – calma, não estamos falando das cenas ilícita, mas sim do seu modus operandi com os seus funcionários e o modo como lidava com os negócios.
O líder motivador tem o problema de ser pouco prático e demasiadamente emotiva, já que é capaz de levar os seus funcionários a darem tudo de si por uma empresa que pode não estar indo tão bem assim – entretanto é admirável o que este tipo de líder é capaz de extrair de seus subordinados.
Líder Especialista
Este tipo de líder chegou onde chegou por conta de sua perícia com a função que a empresa desenvolve ou com o cargo que coordena – o que o torna um profissional sensacional na hora de elevar o nível técnico de seus subordinados, mas péssimo em relacionamento interpessoais, provavelmente.
Líder Liberal
Calma, não é por conta dele que alguns escritórios são uma verdadeira bagunça generalizada, o líder liberal na verdade é o chefe que dá total liberdade ao funcionário de criar e trabalhar – perfeito para setores ou empresas cujas equipes já trabalham há muito tempo juntas.
Líder Democrático
Este profissional é o chefe que toma decisões baseadas na opinião de seus funcionários — não que ele seja como o líder liberal, mas também não é como o autoritário, mas, a partir de determinadas visões este profissional espera que os seus funcionários opinem e participem das decisões da empresa.
É um tipo de liderança que motiva e traz um sentimento de “fazer parte” da empresa a qual trabalha, o que é importante para os resultados finais da empresa.