Dicas para motivar sua equipe

Se você é dono ou mesmo gestor de uma empresa ou negócio, com certeza já deve ter tido problemas com a desmotivação de suas equipes. E, pode parecer exagero, mas isto pode corroer quaisquer projetos antes mesmo deles começarem, por isso motivar sua equipe é essencial.

O motivo disso é que, apesar de o gestor ter a visão clara dos objetivos de um projeto, são os funcionários que a irão executar – e para que o resultado final seja positivo eles precisam de estímulos e motivação para levar esses projetos à tona.

Empresas que possuem profissionais motivados com os ideais do negócio obtém os melhores resultados e evitam gastos com retrabalho ou em novas contratações. E o responsável por fornecer este suporte é o gestor de cada uma das equipes que compõem os setores.

Por essa razão é que, a seguir, estão algumas dicas para motivar sua equipe que irão fazer toda a diferença na hora dos resultados finais – além de garantir que o caminho até a finalização do projeto transcorra com segurança e sem sobressaltos.

Explique de forma clara as suas ideias

Explique de forma clara as suas ideias

Para muitos gestores, ideias de planos para projetos ou mesmo políticas e missão da empresa podem ser discutidas facilmente com total compreensão. Afinal eles são os envolvidos diretos na concepção da ideia.

Entretanto, para que a sua equipe, como um todo, tenha total ciência dos objetivos da sua empresa, é essencial que você explique todos esses conceitos de forma clara simples e direta.

Essa é uma das melhores dicas para motivar sua equipe, já que é dessa maneira que eles vão entender qual o seu papel dentro da empresa e dos projetos que ela executa.

Planejamento e ferramentas necessárias

Planejamento e ferramentas necessárias

Planejamento estratégico é importante para ditar os rumos de uma organização, entretanto ele não é um conceito pronto. O planejamento deve ser visto e revisto de acordo com os novos desafios e objetivos do seu negócio.

Nesses planejamentos, por exemplo, é possível verificar quais são as ferramentas necessárias para que a sua equipe possa realizar com maior eficiência os planos da empresa.

Além disso, o planejamento deve ser feito de modo a ouvir, não apenas o núcleo gestor, mas também as partes envolvidas com a produção, para que assim se possam corrigir erros, falhas e necessidades de cada setor.

Metas de desempenho e acompanhamento

Embora seja importante ter grandes planos, é preciso que se fragmente essas ideias para que pequenas metas possam ser atingidas. Objetivos de curto prazo, tanto para equipes quanto individuais, são essenciais para que se possam chegar a planos mais ambiciosos.

Esses objetivos podem ser medidos através de quotas, margens de lucro, orçamento de projetos etc., salientando a importância deles para as equipes.

Outra das dicas para motivar sua equipe que devem ser aplicadas é ter um acompanhamento para cada área ligada à produção de projetos. Através desses acompanhamentos é que possível detectar, por exemplo, onde, no momento da produção, há mais dificuldades.

Assim sendo, uma injeção de ânimo e motivação nesses setores é de extrema importância e recai sobre o gestor, para que assim se possa extrair o melhor resultado individual e de equipe.

Disponibilidade, atenção e compartilhamento

Quando se fala em disponibilidade, automaticamente se pensa em um gestor que possa escutar as sugestões de seus funcionários, mas também diz respeito a estar presente em momentos de dificuldade, mostrando, assim, que em momentos de dificuldade é possível contar com o núcleo de gestão.

Assim como é importante celebrar as vitórias de cada equipe, garantindo a todos o reconhecimento necessário, destacando a sua importância dentro da empresa e valorizando o esforço tanto individual como de equipe.

Com essas dicas para motivar sua equipe qualquer empresa pode ter os melhores resultados possíveis, uma vez que é através de suas equipes que o resultado final comece. Por isso, aplicá-las é de grande importância e necessidade, para ter um negócio forte e eficiente.

Mais Posts

Sua equipe é disfuncional
Sua equipe é disfuncional?

Conflitos são inevitáveis e estão presentes em todo e qualquer momento da nossa vida pessoal e profissional. Agora, em uma equipe disfuncional, a proporção que

Read More