A Análise do Campo de Força (baseada na Teoria do Campo de Kurt Lewin) aplicada ao Coaching

A análise do campo de força é um estudo que permite enxergar as possibilidades positivas e negativas dentro de variadas situações do cotidiano. De uma maneira geral, o estudo, baseado na teoria de Kurt Lewin, pode ser aplicado às mais diversas possibilidades.

Dessa maneira é possível enxergar como existem uma infinidade de fatores que afetam positivamente todas as experiências, como também existem fatores negativos que devem ser trabalhados – e é se baseando nessas “forças” que o estudo se aplica.

Utilizando esses conhecimentos no ambiente profissional, o coach tem um papel fundamental na hora de lidar com as forças que movem essas diversas situações – principalmente no que se diz respeito à coordenação de equipes e pessoas.

Pensando nisso, é importante que você entenda mais sobre a análise do campo de força e como ela pode auxiliar no coaching de empresas, equipes e no desenvolvimento individual de cada colaborador. Leia este artigo até o final e descubra mais sobre esta ferramenta.

O que é a Análise de Campo de Força?

O que é a Análise de Campo de Força?

Para se entender melhor como se aplica a análise do campo de força é preciso entender os conceitos que fazem parte dela.

Desenvolvido por Kurt Lewin, pesquisador renomado da área de Ciências Sociais, a análise do campo de força atua de forma a demonstrar que cada situação pode apresentar dois tipos de força: forças de propulsão e forças de retenção.

Partindo deste princípio, o estudo demonstra que é preciso encontrar um equilíbrio entre essas forças – na verdade, potencializar as forças de propulsão e reduzir a ação das forças de retenção.

Parece complicado, mas dentro do coaching é possível aplicá-la de maneira efetiva – e assim, conseguir extrair das mais diversas situações os melhores resultados e diminuir os prejuízos que podem ocorrer no meio do caminho.

Como o coaching pode utilizar a análise de campo de força?

Como o coaching pode utilizar a análise de campo de força?

Se, por exemplo, uma determinada empresa possui um objetivo, a análise do campo se vale dos dois tipos de força citadas anteriormente. É papel do coach auxiliar na identificação cada uma e buscar o equilíbrio entre elas através de um conjunto de ações.

Em primeiro lugar, é preciso identificar e definir O Problema – descrevendo-o e tendo como objetivo encontrar uma solução prática.

Em segundo: definir os objetivos (ou Resultado Esperado) de forma simples e direta. Assim, é preciso saber como e de qual maneira se obterá satisfação a partir da solução do problema.

A seguir, é preciso identificar as forças impulsionadoras, listando-as; assim como é preciso identificar as forças retentoras, que podem prejudicar e interferir no desenvolvimento do processo ao qual a empresa está se propondo.

Depois de identificar as forças, é necessário concentrar-se em reduzir as forças retentoras, e fortalecer as impulsionadoras. Só a partir deste ponto é que se pode partir para o desenvolvimento de um plano de ação.

A partir dele é preciso listar e pôr em prática um conjunto de atitudes reais e possíveis que irão fazer parte do processo na busca do desenvolvimento pessoal e profissional.

Resultados

Com esse plano de coaching é possível atingir os mais variados objetivos e obter o desenvolvimento esperado para atingir o sucesso que toda empresa busca.

Afinal, essa é uma das funções do coach: buscar fazer com que, tanto profissionais de maneira individual, quanto equipes e empresas, possam atingir os seus objetivos identificando suas fraquezas (trabalhando-as) e seus pontos fortes (tornando-os forças motrizes do desenvolvimento).

Aplicar a análise do campo de força, então, é uma das melhores formas de garantir os resultados que uma empresa necessita de maneira realista e produtiva.

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