A iniciativa é a coragem de se antecipar e tomar ou sugerir decisões antes que alguém esteja esperando por elas. É uma qualidade do ser humano que abre muitas portas, principalmente no mercado de trabalho.
Em um ambiente em que os gestores estão sempre em busca de um profissional com um diferencial, ter a coragem de se manifestar e emitir opiniões é um requisito que faz esta diferença.
Por outro lado, ser indeciso acarreta algumas boas frustrações tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional. A notícia boa é que é possível driblar a indecisão e tomar suas próprias decisões.
Quer saber como ser uma pessoa com iniciativa? Leia o nosso artigo e descubra o que você pode fazer para atingir este objetivo.
Vantagens de ser uma pessoa com iniciativa
A pessoa com iniciativa é aquela que toma as suas próprias decisões, sem que precise esperar pela aprovação de terceiros. Nem sempre esta atitude é bem recebida por quem não sabe lidar com o poder de iniciativa.
No entanto, um gestor que também seja um bom líder, vai saber identificar e valorizar esta qualidade em você. E é nessa hora que as portas do crescimento profissional começam a se abrir.
Além dos benefícios profissionais, a pessoa com iniciativa também tem muito a ganhar no âmbito pessoal, aproveitando melhor as oportunidades de conhecer pessoas, lugares, mudar hábitos e ter mais qualidade de vida.
Como começar a ter iniciativa
Tudo bem, você já sabe o quanto é importante e benéfico ser uma pessoa com iniciativa, mas ainda não sabe como tomar o primeiro passo para que isto aconteça na sua vida? Veja as nossas dicas.
- Valorize-se. Acreditar que é capaz é o primeiro passo que tudo comece a dar certo. As próprias passam a reconhecer a segurança e a sabedoria que existem em você.
- Não seja acomodado. Muitas vezes você até sabe o que precisa fazer, mas não o faz por costume ou preguiça.
- Domine o seu medo. Ele impede que você alce vôos maiores. Pense no que você tem a ganhar e siga em frente.
- Conheça o assunto. Para emitir opiniões sensatas e coerentes, é preciso saber do que está falando. Ser uma pessoa com iniciativa também é buscar conhecimento.
- Ignore as opiniões alheias. Esta dica é no sentido de não dar atenção exagerada ao que os outros pensam ou deixar de ter iniciativa por medo do que as pessoas vão pensar.
- Desenvolva a sua inteligência emocional. Ou seja, controle as suas emoções para evitar crises de ansiedade ou qualquer outro desconforto.
- Pratique. Nada é tão certo quanto a prática. Com ela você desenvolve a perfeição. Aproveite todas as oportunidades para ser uma pessoa com iniciativa.
- Evite a procrastinação. Procrastinar significa não só adiar ações e eventos, mas também adiar planejamentos que podem dar um novo rumo na sua carreira e na sua vida.
- Não pense apenas no retorno financeiro. Claro que ser uma pessoa com iniciativa abre mais portas e isso se reflete diretamente no seu bolso. No entanto, não faça disso o seu foco principal.
Um trabalho bem realizado e elogiado é mais importante não só para a empresa, mas a sua própria satisfação pessoal.
Agora que você já sabe como driblar a indecisão e ser uma pessoa com iniciativa, o que está esperando para pôr em prática todas as dicas? Decidir e começar a se preparar já é a chance de mostrar para você mesma que é capaz de tomar as próprias decisões e fazer algo mais por você e pela sua carreira. Não esmoreça, vá em frente, pois você só tem a ganhar.