Você conhece a LEGO® Serious Play®? Sabe do que os brinquedos LEGO® são capazes de fazer pela sua empresa e pelos seus colaboradores? Se você está por dentro dos conceitos mais importantes de consultoria para organizações, já deve ter ouvido falar nessa brincadeira de gente grande.
Afinal, esse método tem conquistado algumas das maiores empresas do mercado, como DaimlerChrysler, Roche, SABMiller, Tupperware, Nokia, Orange e tem em sua concepção uma importante forma de aplicar a consultorias e reuniões, funcionando como uma ferramenta essencial neste processo.
Como o próprio nome indica, apesar de parecer uma brincadeira os objetivos são bem sérios, uma vez que desde 1996 ela vem atuando junto com essas empresas, nas áreas de coaching e recursos humanos – sendo recomendada para os mais diversos tipos de gestores.
Desta maneira, se você quer saber um pouco mais sobre o LEGO® Serious Play® e o que ela representa e seus benefícios, é importante que você leia este artigo até o final e descubra mais sobre esta empresa que conquistou as gigantes do mercado.
O que é o LEGO® Serious Play®?
O LEGO® Serious Play® é uma brincadeira para adultos. Com a ajuda de uma grande variedade de peças do famoso brinquedo que auxiliarão na comunicação interna, com a função de solucionar problemas e ajudar no desenvolvimento de estratégias.
O conceito-chave dessa ferramenta é de que todos os envolvidos no processo de produção podem contribuir em discussões visando os melhores resultados. Seu uso auxilia na reflexão e transforma o conhecimento de cada pessoa no conhecimento de uma equipe.
Dessa forma, há uma melhora significativa no desempenho do negócio.
Isso, através de uma “brincadeira” com LEGO, que visa representar a organização a qual fazem parte os envolvidos, bem como o seu mercado e seus objetivos, envolvendo assim gestores e funcionários.
Esse modo de atuação baseia-se no fato de que essa estratégia de “aprender fazendo” ajuda a compreender melhor as possibilidades de mercado.
Assim, com as peças do brinquedo, é possível criar representações 3D da empresa, de setores e assim encontrar formas de solucionar, de modo mais dinâmico e democrático, os problemas e mudanças que devem ocorrer nas estruturas organizacionais.
Além, é claro de criar protótipos que envolvam clientes, vendedores, fornecedores e outras formas que representem o mercado de atuação do negócio.
Quais são os seus benefícios?
Através do uso dessas populares peças que são usadas para brincar e contar histórias, é possível fazer com que os participantes do LEGO® Serious Play® possam desenvolver melhor suas capacidades de comunicação.
É esperado que setores diferentes se comuniquem de maneira mais natural e de igual para igual através da resolução de problemas e de eventuais crises que possam surgir.
Além disso, o processo de diálogos dentro do LEGO® Serious Play® se dá de maneira mais igualitária, já que tanto os membros de linhas de produção, por exemplo, quanto gestores poderão construir suas visões de setores e assim comunicarem-se melhor uns com os outros.
Um de seus maiores benefícios é funcionar como uma ferramenta organizacional, que torna possível a realização de reuniões que poderão contar com um melhor resultado em termos de explanação de ideias.
Tudo isso é possível graças à modelagem 3D, que permite uma melhor visualização da empresa, feito justamente por quem está presente nela – o que facilita a solução de problemas do dia a dia.
Isso sem falar no estímulo à criatividade e na transposição de boas ideias que podem surgir nesses momentos e diante de problemas que até então não pareciam ter solução.
Por se tratar de um modo mais lúdico de tratar de assuntos corporativos, a abordagem destes assuntos é feita com maior entusiasmo – comparado, por exemplo, com as tradicionais reuniões.
Por essas razões, é preciso esquecer a visão sobre os brinquedos Lego e enxergá-los como um objeto para desenvolver melhor as relações entre setores, além de utilizar o LEGO® Serious Play® como uma importante forma de solução de problemas.