O que fazer quando nada dá certo?

Todo mundo já passou por algum momento na vida em que tudo parecia estar fadado ao fracasso e temos medo de tentar qualquer coisa nova. Quanto mais tentamos acertar, mais erros cometemos. O que fazer quando nada dá certo na nossa vida?

Esta parece ser uma pergunta muito difícil de responder e de fato é. Principalmente porque estamos falando de emoções, de comportamento e tudo isso é muito variável, tem muito a ver com cada pessoa.

Mas, difícil não quer dizer impossível. E neste artigo, tentaremos dar respostas para esta e outras perguntas que podem estar fervilhando na sua cabeça neste momento delicado.

Equilíbrio emocional é fundamental

Equilíbrio emocional é fundamental

A primeira coisa que você deve fazer quando estiver em uma situação parecida com a que listamos acima, em que nada parece dar certo, é manter a calma. Sim, isso mesmo. Ativar o modo estressado só piora tudo.

Às vezes é apenas uma fase longa e difícil. Não convém deixá-la ainda mais torturante com atitudes impensadas e que podem causar grandes arrependimentos depois, além de mais problemas.

Depois, procure descobrir por que as coisas estão acontecendo daquela forma. Qual é a sua responsabilidade nisso tudo? E, então, decida o que você pode fazer para aliviar e minimizar a situação de desconforto.

Pense em tudo o que você gostaria de conquistar, mas que no momento, você não está conseguindo alcançar. Ponha tudo no papel e estipule metas e prazos para conquistá-los.

Buscar ajuda é muito importante, mas não espere que tudo parta de terceiros. A sua parte é mais do que necessária. Aliás, ela é a mais importante de todas. Só você pode, de fato, fazer com que as coisas funcionem da melhor forma.

Como se comportar quando nada dá certo na sua vida

Como se comportar quando nada dá certo na sua vida

Existem algumas atitudes que você pode tomar para amenizar e até transformar algum momento de incerteza ou insegurança. Confira a nossa lista e se fortaleça.

  • Pense em tudo que já deu certo na sua vida antes, tudo o que você já conquistou. Isso vai lhe dar uma injeção de ânimo.
  • Lembre-se de todas as outras situações ruins pelas quais você conseguiu passar, nem sempre ileso, mas muito mais sábio e evoluído.
  • Saiba que todo mundo carrega a sua cota de problemas e passa por dificuldades. Eles podem até não demonstrar, mas sofrem sim.
  • Procure alívio. Chore, reze, pratique um exercício físico até cansar, durma ou qualquer outra coisa que lhe deixe revigorado.
  • Desabafe. Pode ser com alguém de confiança, com um profissional ou consigo mesmo, através de um diário de emoções, por exemplo.
  • Não se isole. Nem veja as pessoas como inimigas. Abra o seu coração para as pessoas que querem lhe ajudar de verdade.
  • Seja consciente. Nem tudo realmente vai acontecer da forma que você quer. Nem tudo está ao nosso alcance e é preciso compreender e aceitar isso.

Quando é hora de buscar ajuda

Se você perceber que já não consegue ultrapassar todas as barreiras sozinho, nem com a ajuda de familiares e amigos, não tenha vergonha, nem tenha medo. A melhor coisa a fazer é buscar ajuda.

Há inúmeros profissionais prontos para lhe auxiliar a resolver ou minimizar qualquer problema que esteja corroendo o seu juízo. Esteja aberto a tentar entender o que está acontecendo com você.

Não encare isso como uma fraqueza ou atestado de incapacidade. Você ficaria surpreso ao descobrir quantas pessoas fazem uso desta alternativa e conseguem se libertar de obstáculos emocionais e profissionais que emperram o sucesso delas.

Tudo se torna mais fácil quando temos com quem dividir o nosso fardo, acredite.

Manter a calma pode ser a última coisa que você deseja ouvir quando o mundo parece estar desabando sobre a sua cabeça, mas é disso que você precisa no momento. Manter o equilíbrio emocional para respirar, fechar os olhos e olhar para dentro de si mesmo. Descobrir o porquê de tudo que está acontecendo e só então partir para a solução dos problemas.

Mais Posts

Sua equipe é disfuncional
Sua equipe é disfuncional?

Conflitos são inevitáveis e estão presentes em todo e qualquer momento da nossa vida pessoal e profissional. Agora, em uma equipe disfuncional, a proporção que

Read More