Estamos passando por momentos difíceis. Todos os dias, postos de trabalho são fechados, deixando as pessoas atordoadas, sem saber como vai ser dali em diante, como sobreviver à crise que resolveu bater na porta.
E as pessoas que ainda conservam seus empregos estão em busca de novas fontes alternativas de complementar a renda porque o que elas têm como certo não é mais o suficiente.
Este é o perfil das pessoas que encontramos atualmente no mercado de trabalho. A boa notícia é que, de uma forma ou de outra, as pessoas estão tentando se virar na crise e muita gente está conseguindo fazer isso com sucesso.
Se você ainda não é uma destas pessoas, nós podemos lhe ajudar com algumas dicas e ideias. Veja aqui de que forma você pode sobreviver à crise e desenvolver um novo recomeço profissional.
Use a crise a seu favor
Quando estamos passando por uma situação inevitável, a primeira coisa que devemos fazer é extrair o que há de melhor dela. É isso que você deve fazer: sobreviver à crise da melhor forma possível.
Se você ficou desempregado, este pode ser o momento de, finalmente, investir em você, no que você sempre quis fazer, se renovar, buscar um novo recomeço profissional.
Sabe aquela frase que diz “Na crise, crie”? Faz todo sentido neste momento. E criar pode ser tudo um pouco. Criar um novo trabalho, começar um negócio, desenvolver suas potencialidades e competências.
Se tem tempo disponível, pense em colocar em prática aquelas ações que você vem adiando há séculos por falta de tempo. Desenvolva novas ideias, habilidades e talentos adormecidos.
Lembre-se de cuidar da sua saúde, reveja família e amigos, faça atividade física, leia livros, vá ao cinema. Mantenha a sua mente ativa e saudável para trilhar este caminho com mais força e pronto para o recomeço.
Crise é momento de buscar se renovar
Para muitos profissionais, a crise é um período que só gera frustrações. Para outras pessoas, este momento difícil era o que faltava para aquela guinada na carreira que elas tanto esperavam.
Não estamos falando que as pessoas pedem para ficar desempregadas ou ficar com o dinheiro curto no final do mês, afinal, a crise atinge tudo e os preços das coisas estão cada dia mais altos.
O que estamos querendo dizer é que a crise pode ser aquele empurrãozinho necessário para um novo recomeço profissional, por que não? Quantas pessoas encontram-se em um emprego que detestam, apenas por conta do salário no final do mês.
Pode parecer meio utópico pensar desta forma, mas a realidade é que é possível desenvolver novas ideias de trabalho, mesmo com a cabeça cheia de preocupações. Tudo vai depender da forma como você lida com isso.
Complementando a renda em tempos de crise
Encontramos com frequência pessoas que estão buscando outros meios de complementar a renda para que a conta consiga fechar no final do mês. Veja as nossas ideias do que você pode fazer para ganhar um dinheiro extra.
- Invista em um negócio próprio em vez de focar apenas em buscar um emprego fixo. Pense naquilo que você é bom e se alguém pagaria por este serviço.
- Ofereça seus serviços. Se você tem habilidades com idiomas, fotografia, produção, tradução ou revisão de textos, organização ou decoração etc.
- Procure negócios rentáveis na internet como abrir uma loja virtual, promover produtos ou criar um blog.
- Desenvolva seu potencial culinário. É um ramo que acolhe muito bem quem tem novidades e qualidade a oferecer.
A crise e todas as consequências que ela gera realmente tiram a gente do chão. Mas, siga os nossos conselhos e não se desespere. Tente ver tudo pelo lado positivo. Sempre há um. Veja esta fase como a chance de um novo recomeço profissional e encare as mudanças como oportunidade de crescimento pessoal. E, claro, não desista.